Instrumentos Musicais Reciclaveis
Recicla-Musica nas Escolas
O termo sustentabilidade tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental, com bases não-predatórias, aproveitando, através de recursos próprios, os materiais já existentes, como os lixos que podem ser reciclados. Segundo o relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.
Dentro dessa linha de pensamento, pesquisadores desenvolveram técnicas de reaproveitamento que valorizam as produções, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde uma vizinhança até o âmbito mundial.
Mas não basta ser somente ecologicamente correto. Para ser considerado como sustentável, um empreendimento deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justos, culturalmente aceitos e economicamente viáveis.
A música é uma importante ferramenta que auxilia na educação e no desenvolvimento, contribuindo para a concentração, o raciocínio e o desenvolvimento motor.
Com o objetivo de promover um espaço de consciência ambiental, as crianças e jovens construíram o próprio instrumento musical, colocando em prática o que aprenderam sobre como utilizar os materiais recicláveis. “A garrafa pet se transformou em maracás e chocalho; o PVC com sacos plásticos e latas de tintas, em tambores; com as tampinhas de garrafas fizemos pandeiros; com pedaços de ferro, os triângulos; e os cabos de vassoura, em baquetas para percussão”
Ao final da atividade, as famílias dos estudantes acompanharam a exposição dos instrumentos e a apresentação musical dos alunos que, tocaram os instrumentos musicais recicláveis, construídos por eles mesmos.
Comentários
Postar um comentário